O Que é Psicanálise?

Psicanálise é o nome de um procedimento para a investigação de processos mentais que, de outra forma, são praticamente, inacessível;

Psicanálise é o nome de um método baseado nessa investigação para o tratamento de distúrbios neuróticos;

Psicanálise é o nome de uma série de concepção psicológicas adquiridas por esse meio e que se somam umas às outras, para formarem, progressivamente, uma nova disciplina científica.

O sentido geral da palavra psicanálise (ou seja, uma análise psicológica), é o mesmo que identificação de motivos inconscientes e pré-consciente.

A Psicanálise pretende tonar consciente aquilo que é inconsciente e facilitar a descarga afetiva, ou seja, revelar os conflitos inconscientes, por meio da associação livre e sonhos, analisados e interpretados as defesas, as resistências, as tensões, estimulando e interpretando as transferências, além de reestruturar os mecanismos de defesa, visando o manejo mais eficaz dos impulsos do Inconsciente.

O ofício do psicanalista é interpretar, pois ele busca capacitar o Ego para a resolução dos seus conflitos e assim reduzir a necessidade do Mecanismo de Defesa e consequentemente do gasto de energia psíquica para a manutenção dessas defesas. O analista evitará apoio direto, sugestões e conselhos. Usará uma postura polida e firme, porém empática.

As sessões psicanalíticas têm a duração de 50 minutos com uma frequência de 1 à 5 sessões por semana, com objetivo de conhecer a estrutura do Ego, com o fim de alcançar a sua plena soberania e não, apenas, eliminar-se os sintomas.


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.